ISSN: 2595-5519

Iniciação Científica

Normas para submissão e publicação

Normas para a Submissão e Publicação dos trabalhos

  • Comunicação científica (paper)

Os trabalhos submetidos nessa categoria deverão conter entre 6 e 10 laudas, no formato Word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12;

 Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,25 cm; Margem: superior e esquerda - 3 cm; Inferior e direito - 2 cm):

Elementos de formatação:

Página formato A4.

  • Fonte Times New Roman, 12 (título), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas).
  • Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).
  • Espaçamento entre linhas: 1,5cm.
  1. A primeira linha dos parágrafos deve conter um espaçamento de 1,25 cm.
  2. O espaçamento dos títulos em relação ao texto deve ser de 6 pt antes e depois.
  3. O título (em caixa alta) e nomes de seções (em caixa alta) e subseções (em caixa baixa) deverão ser escritos em negrito.
  4. Notas explicativas: deverão estar dispostas em rodapé ao final da página

Elementos textuais:

  1. a) Título completo do artigo em caixa alta, centralizado e em negrito;
  2. b) Abaixo do título, com alinhamento à direita, devem seguir, nessa ordem: nome completo do(s) autor(es) (por extenso); em itálico. Em nota de rodapé, deve ser informada a titulação do(s) autor(es), vínculo institucional e e-mail para contato.
  3. c) Resumo em português com mínimo de 100 (cem) e máximo de 250 (duzentos e cinquenta) palavras, contendo: contextualização do tema e do objeto de estudo, síntese dos procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais/conclusões (ABNT - NBR 6028); redigido em parágrafo único, espaço simples, alinhamento justificado, fonte Times New Roman 10.
  4. d) Palavras-chave em número mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco): termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.
  5. e) Introdução, explicitando o aporte teórico que norteia o desenvolvimento do tema pesquisado.
  6. f) Desenvolvimento, apresentando, em detalhes, a análise realizada sobre o tema pesquisado.
  7. g) Considerações finais, sintetizando o produto final derivado da análise apresentada.
  8. h) Referências, listando as fontes utilizadas.

 

  •  Relato

Os trabalhos submetidos nessa categoria deverão conter de 3 a 6 laudas, no formato Word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,25 cm; Margem: superior e esquerda - 3 cm; Inferior e direito - 2 cm).

Os trabalhos deverão ser redigidos nas normas da ABNT - NBR 6028, obedecendo-se à sequência:

  1. a) Título completo do artigo em caixa alta, centralizado e em negrito;
  2. b) Abaixo do título, com alinhamento à direita, devem seguir, nessa ordem: nome completo do(s) autor(es) (por extenso); em itálico. Em nota de rodapé, deve ser informada a titulação do(s) autor(es), vínculo institucional e e-mail para contato.
  3. c) Contextualização do tema e do objeto de estudo,
  4. d) Síntese do desenvolvimento,
  5. e) Referências.

 

  • Publicação

         Os trabalhos avaliados e aprovados pela Comissão Científica do evento serão publicados nos Anais do Encontro da Iniciação Científica da AJES. A publicação dos trabalhos nos Anais do Encontro não implicará remuneração aos autores.

         Direitos autorais:

  • O envio de qualquer trabalho científico implica automaticamente na cessão de direitos autorais em prol do evento OU
  • Caso o trabalho já tenha sido submetido ou publicado em outro veículo de divulgação científica (ex., eventos científicos, revistas especializadas, livros), os autores devem indicar, em nota de rodapé no trabalho, a referência da publicação original, bem como devem declarar que solicitaram e obtiveram autorização do detentor dos direitos autorais para reimpressão (isto é, para divulgação do mesmo trabalho em outros meios)

         Os trabalhos científicos submetidos ao Encontro serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não vinculando de nenhuma maneira às Comissões Organizadora e Científica do evento ou, ainda, à Instituição.

         A inclusão dos trabalhos científicos na programação do Encontro e a publicação nos Anais fica condicionada:

  • À aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Encontro;
  • À apresentação do trabalho por pelo menos um dos autores, durante o evento, na data e horário a serem divulgados.

 

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A Comissão Científica julgará os trabalhos baseando-se nos seguintes critérios de avaliação:

1 Comunicação científica (paper)

  • estrutura;
  • clareza no desenvolvimento do tema;
  • profundidade do tema proposto, com nível compatível à publicação.

O processo dar-se-á em termos anônimos de avaliação, agindo a Comissão Científica por meio de formulário fornecido pela Comissão Organizadora do Evento, o qual será composto dos seguintes itens para análise:

  1. a) Relevância do tema: analisar a importância do tema tratado, sua atualidade e possível impacto perante a comunidade acadêmica;
  2. b) Profundidade da abordagem: analisar o modo como o autor tratou do tema proposto, em termos de argumentação e raciocínio;
  3. Qualidade do texto: analisar a redação empregada pelo autor, em termos de clareza, coerência e coesão;
  4. Qualidade da pesquisa: analisar o método empregado, examinando se as fontes/referências foram satisfatórias e/ou suficientes;

 

A Comissão Organizadora e Cientifica, bem como a AJES estarão isentas da obrigatoriedade da entrega do certificado e da publicação se:

  • Nenhum dos autores comparecer no horário e local estabelecidos pela Comissão Organizadora para apresentar o trabalho;
  • O autor não preparar material ou multimídia para a apresentação;
  • O orientador do trabalho não autorizar a apresentação do trabalho no evento.

2 Relato

Trabalhos nessa modalidade serão avaliados no local de exposição do pôster.

O pôster e exposição deverão cumprir os seguintes requisitos:

  • Aderência às normas de formatação;
  • Clareza;
  • Informações apresentadas de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
  • Uso de recursos gráficos;
  • Relevância do tema;
  • Qualidade da pesquisa;
  • Fluência do autor na explicação do trabalho.

Serão aceitos para o evento, bem como para publicação nos Anais do Encontro, os trabalhos que cumprirem os requisitos de avaliação da respectiva modalidade (comunicação científica ou relato).

A Comissão Organizadora e Cientifica, bem como a AJES estarão isentas da obrigatoriedade da entrega do certificado e da publicação do resumo se:

  • o pôster não for fixado; ou
  • o pôster não for apresentado; ou
  • o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação; ou
  • o autor não estiver presente ao lado do pôster para a divulgação do trabalho; ou
  • o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão; ou
  • nenhum dos autores que consta no resumo estiver presente;
  • o orientador do trabalho não autorizar a apresentação do trabalho no evento.

O Pôster que obtiver a maior pontuação receberá um certificado de menção honrosa.


© 2022 AJES. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por CDS - Centro de Desenvolvimento de Software.